Tubarão-Galha-Preta
Carcharhinus limbatus
O tubarão-galha-preta (Carcharhinus limbatus) é uma espécie de tubarão da família Carcharhinidae. Seu nome popular galha-preta é devido as manchas pretas que geralmente aparecem no ápice das nadadeiras peitorias, nadadeiras dorsais e lobo inferior da nadadeira caudal. Essa característica é bem notável nos indivíduos jovens, tendendo a desaparecer nos adultos.
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Carcharhinidae
Espécie: Carcharhinus limbatus
Distribuição Geográfica do tubarão-galha-preta
Há distribuição da espécie em todos os oceanos e no Brasil distribui-se de Nordeste até Cananéia (SP) com eventuais registros ao sul do país.
Segunda a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a espécie Carcharhinus limbatus é classificada como Vulnerável (VU) pois enfrenta ameaça de extinção.
Alimentação
Alimentam-se de peixes pelágicos e bentônicos, cefalópodes e crustáceos e também de outros tubarões e raias.
Reprodução
Os tubarões-galha-preta têm um tipo de reprodução vivípara placentária, onde a mãe alimenta os embriões diretamente através da placenta.. O período de gestação dura entre 10 a 12 meses, gerando de 1 a 10 filhotes por vez. Os neonatos medem entre 38 a 72 cm e na fase adulta chegam a medir até 2,5 metros de comprimento.
Referências
https://www.floridamuseum.ufl.edu/discover-fish/species-profiles/carcharhinus-limbatus/
https://www.fishbase.se/Summary/SpeciesSummary.php?id=874&lang=portuguese
https://www.iucnredlist.org/species/3851/2870736